top of page
funto-site-leo-escuro-3.png

seja nosso parceiro!
NÓS VENDEMOS O SEU PRODUTO!

  • Foto do escritorGiOrigin

Agroindústria da Chapada Diamantina conquista Certificação Orgânica para mangas


Manga - Bioenergia Orgânicos - Lençóis Bahia - Chapada Diamantina

A Bioenergia Orgânicos, empresa sediada em Lençóis - BA, na Chapada Diamantina, tem se destacado no cenário nacional por ser a primeira a possuir um sistema pioneiro e único de produção de mangas orgânicas no país, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O empreendimento acaba de conquistar "Certificação Orgânica" por meio do programa Sebraetec do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Além da produção de mangas, a Bioenergia também cultiva laranjas, bananas, umbu, tangerinas e abacaxi imperial. O empreendimento está na sua primeira fase e, nas próximas etapas, deve implantar uma agroindústria para produção de polpa, com todo o processo certificado.


O primeiro sistema orgânico do país para a produção de manga foi elaborado com base nos experimentos realizados no local e em estudos já existentes gerados por outras instituições e unidades da Embrapa.


A média de produtividade se mostrou superior à quantidade registrada no sistema convencional no estado da Bahia: 20 toneladas por hectare (t/ha), com previsão de chegar a 25 t/ha no próximo ciclo, contra 15,6 t/ha da média convencional. Há ainda o potencial de melhoria da produtividade com a utilização de mais plantas por hectare.


Outro fator relevante no comparativo entre o manejo orgânico e o convencional é a redução do uso de produtos químicos que, além de reduzir esses custos específicos, torna a produção mais saudável e confiável para o consumidor final.


De acordo com o Sebrae, o sistema, por enquanto, está restrito a essa região, mas a proposta é que sirva de modelo e possa ser ajustado para outros polos produtivos do país, por contemplar os princípios básicos da produção orgânica.


Fonte: Igor Leonardo - Sebrae | BA

179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page