top of page
funto-site-leo-escuro-3.png

seja nosso parceiro!
NÓS VENDEMOS O SEU PRODUTO!

Birigui - SP é Indicação de Procedência para Calçado Infantil


signo distintivo indicação geográfica birigui capital do calçado infantil

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI publicou nesta terça-feira, 21, o registro oficial de Indicação de Procedência de Calçado Infantil para o município de Birigui no noroeste de São Paulo, conhecido como a "Capital do Calçado Infantil".


O depósito do pedido de registro foi feito junto ao INPI em outubro de 2021 pelo Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui - SINBI e o decorrer do processo teve apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP.


A história da produção de calçados infantis em Birigui começou nos anos de 1940, com o início do trabalho com sapataria e selaria da família de imigrantes japoneses Tokunaga. Nas décadas seguintes, novos empreendimentos surgiram os empresários investiram em tecnologia e técnicas específicas para desenvolver os melhores produtos infantis.


Com o passar dos anos, a indústria calçadista de Birigui se desenvolveu e se especializou na produção de calçados infantis, tornando-se referência nacional e internacional no setor. Hoje em dia, a cidade é responsável por cerca de 15% da produção nacional de calçados infantis.


A evolução histórica da capital do calçado infantil é marcada pelo empreendedorismo e dedicação dos empresários locais, que investiram em tecnologia, inovação e capacitação profissional para se destacarem no mercado. A cidade é reconhecida por sua qualidade e diversidade de produtos, além da preocupação com a sustentabilidade e responsabilidade social em suas práticas empresariais.

bottom of page