top of page
funto-site-leo-escuro-3.png

seja nosso parceiro!
NÓS VENDEMOS O SEU PRODUTO!

Carta Aberta – GiOrigin, um novo tempo

Vimos a público esclarecer sobre algumas mudanças estratégicas de negócio da GiOrigin. Como sabem, a GiOrigin surgiu durante a pandemia de Covid 19, numa clara tentativa de facilitar o acesso dos consumidores a produtos oriundos de Indicações Geográficas (IG) brasileiras e, desta forma, fomentar os negócios ligados à cadeia produtiva das IGs.


Personificada em uma pequena equipe de três bons amigos que sempre acreditaram no potencial das IGs, a GiOrigin adquiriu, com recursos próprios, um Marketplace, modelo de negócio que possibilita integrar um nicho de mercado em formato de shopping virtual a custo reduzido para os parceiros lojistas.


Era o modelo perfeito: os melhores produtos de lugares com ótima reputação reunidos em um único lugar, disponíveis de forma simples e ágil a quem quisesse receber e consumir esses produtos em qualquer canto do Brasil.


Até aqui, lá se foram mais de dois anos, nesse tempo, conhecemos de perto esse mercado, nos apaixonamos ainda mais pelas IGs e por tudo o que elas representam e, infelizmente, nos deparamos com alguns desafios e problemas difíceis de serem superados em um curto prazo. Destacamos três:


1. Salvo algumas exceções, as IGs do Brasil ainda concentram a maior parte de sua energia no setor produtivo, enquanto devia balancear os esforços também na cadeia comercial. Resumidamente, o público consumidor geral desconhece as IGs, tudo o que elas representam e a especialidade e o real valor de seus produtos. Essa é uma tarefa que deve envolver todos agentes ligados às IGs: academia, produtores, residentes, governo e iniciativa privada, dentre outros;


2. Resultado do primeiro ponto, a GiOrigin também se tornou mais um elemento de conteúdo desconhecido para o grande público. Nosso esforço se somou a alguns outros isolados na busca de tornar as IGs mais populares, mas ainda é muito pouco. Percebemos o real tamanho desse desafio, muito maior que a força de vontade e o trabalho de um pequeno grupo de pessoas bem intencionadas;


3. Financeiramente, a GiOrigin, no formato como proposto inicialmente e com todo o investimento tecnológico que algo dessa magnitude requer, até agora, não se mostrou viável. Investimos tempo e dinheiro em algo que acreditávamos nos trazer, em algum tempo, resultados favoráveis, o que jamais aconteceu. Os motivos são muitos, mas o principal é que quem é de IG não “comprou” a ideia, não abriu sua loja, não vendeu online conosco e não conseguimos, no fim, reunir “todos os lugares em um”, como propunha nosso slogan.


Assumimos nossa responsabilidade, e nosso maior erro foi ter a coragem de propor e criar algo inédito no mercado de IGs no mundo, o que, apesar de não termos obtido o resultado esperado, ainda nos enche de orgulho!


Por isso mesmo, isto não é um adeus, mas um singelo olá! Suspendemos a atividade do Marketplace, mas vamos manter ativo o nosso Blog junto com uma ferramenta de venda. De fato, o que muda é que não vamos mais oferecer aos nossos parceiros o recurso que possibilita que cada um abra sua própria loja no sistema GiOrigin. Nossa parceria agora será da maneira mais tradicional, com compra direta e revenda de produtos. E também pretendemos ampliar nossa vitrine: além das IGs, vamos buscar aquilo que tem reputação e é reconhecido pela origem e qualidade, também produtos com Marcas Coletivas e das melhores iniciativas socioeconômicas e ambientais, como, por exemplo, de Economia Solidária e Economia Criativa, isso tudo por entender que, em algum momento, o que hoje é reconhecido como IG já passou por alguma dessas fases de desenvolvimento.


Aos nossos atuais parceiros, informamos que trataremos com cada um individualmente sobre as novas condições. Agradecemos a confiança e desejamos manter o bom relacionamento.


Aos futuros parceiros e clientes, um convite: Venham conosco! Juntos seremos fortes!


GiOrigin.com, uma rede de informação e economia criativa e solidária em prol das tradições do lugar.


GiOrigin - Indicação Geográfica, Denominação de Origem, Indicação de Procedência, Marca Coletiva,  Economia Criativa e Solidária, Cooperativismo, Associativismo, Comércio Eletrônico, Produtos Tradicionais

Empório GiOrigin - Indicação Geográfica, Denominação de Origem, Indicação de Procedência, Marca Coletiva,  Economia Criativa e Solidária, Cooperativismo, Associativismo, Comércio Eletrônico, Produtos Tradicionais

91 visualizações0 comentário
bottom of page