top of page
funto-site-leo-escuro-3.png

seja nosso parceiro!
NÓS VENDEMOS O SEU PRODUTO!

Chocolate Sul da Bahia firma parceria com a GiOrigin

Atualizado: 14 de abr. de 2021

A primeira loja do Marketplace GiOrigin leva ao consumidor produtos feitos com o melhor cacau do Sul da Bahia, com procedência reconhecida.


A Indicação de Procedência (IP) Sul da Bahia foi registrada como Indicação Geográfica (IG) no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em abril de 2018. Agora, três anos depois, em abril de 2021, a IP Sul da Bahia inova mais uma vez e firma parceria com a GiOrigin para divulgação e venda de chocolates feitos exclusivamente com cacau de procedência reconhecida e qualidade superior.

Chocolate Sul da Bahia é parceiro da GiOrigin

Iniciativa das Cooperativas de agricultores da região, o Chocolate Sul da Bahia é o resultado de um trabalho específico de fomento à agricultura familiar voltado àqueles cacauicultores que cumprem todas as exigências da IP para ostentar o selo distintivo da IG.


Em parceria com o Centro de Inovação do Cacau (CIC), a IP Sul da Bahia realiza análises físico-químicas e seleciona as amêndoas que atendam aos critérios mínimos estabelecidos.

Chocolate Sul da Bahia

As melhores amêndoas de cacau são transformadas nos Chocolates Sul da Bahia e os resultados das análises acompanham o produto. Os produtores compartilham essas informações no processo de rastreabilidade das amêndoas (através de QR Code) com o objetivo de construir, consolidar e difundir o conhecimento sobre o cacau e o chocolate de qualidade. Os dados servem ainda como parâmetros para a constante melhoria da produtividade e da qualidade dos produtos.


Mapa de abrangência da IP Sul da Bahia.
Mapa de abrangência da IP Sul da Bahia.

Para utilizar o selo distintivo da IP Sul da Bahia, o cacau da região que abrange 83 municípios do Sul da Bahia precisa ser produzido no sistema agroflorestal cabruca, ou seja, com cacaueiros sombreados por árvores nativas da Mata Atlântica. Essa prática agroecológica evita a erosão do solo e preserva a flora, a fauna e o sistema hidrológico da região. O respeito à legislação ambiental e trabalhista também são requisitos obrigatórios.


O Chocolate Sul da Bahia tem parcerias com o Projeto Bio Brasil e o Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação - LEAC/UESC, que trabalham na Preservação do Mico Leão da Cara Dourada e na Conservação da Mata Atlântica destinando 3% do valor da venda desse chocolate a ações de comunicação e educação ambiental desses projetos. Confira no vídeo abaixo:

Quer fazer parte dessa corrente de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável da agricultura familiar do Sul da Bahia? Adquira os produtos diretamente na loja do Chocolate Sul da Bahia no marketplace GiOrigin. Acesse o link abaixo:

Conheça mais sobre o Chocolate Sul da Bahia.

265 visualizações0 comentário
bottom of page