top of page
funto-site-leo-escuro-3.png

seja nosso parceiro!
NÓS VENDEMOS O SEU PRODUTO!

Pinto Bandeira recebe reconhecimento de Denominação de Origem para espumante natural


Espumante fino da DO Pinto Bandeira - Foto divulgação: Kelly Pelisser
Espumante fino da DO Pinto Bandeira - Foto divulgação: Kelly Pelisser

O registro de Indicação Geográfica na categoria Denominação de Origem (DO) para o Espumante Natural de Pinto Bandeira foi publicado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, nesta terça-feira, 29 de novembro.


É o reconhecimento da qualidade e especificidade da bebida que recebe influência do meio ambiente onde as uvas são cultivadas e o espumante fino é produzido, tornando-o único em suas características no mundo. O terroir vitivinícola da região possui identidade própria na combinação dos fatores naturais (relevo, clima, solos), com o saber-fazer dos produtores de uva e de espumantes finos deste território.


O espumante fino de Pinto Bandeira é elaborado com uvas das variedades 'Chardonnay', 'Pinot Noir' e 'Riesling Itálico' cultivadas em espaldeira. A bebida, para ostentar o signo distintivo da DO, deve cumprir diversos requisitos, como: ser elaborada exclusivamente pelo método tradicional (segunda fermentação na garrafa); prensagem realizada exclusivamente com uvas não desengaçadas; com tempo mínimo superior a 12 meses para o período que vai da tirage (colocação do licor de tiragem) até o dégorgement (eliminação dos sedimentos de leveduras – líes, depositados no bico da garrafa); apresentar padrões físico-químicos diferenciados; ter a tipicidade comprovada por degustação dos espumantes finos realizada às cegas.

Signo distintivo da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira
Signo distintivo da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira

Pinto Bandeira já era reconhecida como Indicação de Procedência de vinhos finos tranquilos e espumantes desde 2010. A fama do produto, originário da Serra Gaúcha, mais especificamente na área dos Altos de Pinto Bandeira e entorno, onde as altitudes chegam a mais de 700m, ganharam projeção no mercado de bebidas nos últimos anos. Com o reconhecimento de DO, os produtores locais esperam ampliar ainda mais o mercado dos produtos originários da Indicação Geográfica e proteger ainda mais o modo de cultivo e de produção dos vinhos de Pinto Bandeira.


A estruturação da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira foi desenvolvida em um projeto de PD&I executado pela Embrapa Uva e Vinho (coordenação e financiamento) com a participação da Embrapa Clima Temperado, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O setor vitivinícola da região é representado pela Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho).

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page