top of page
funto-site-leo-escuro-3.png

seja nosso parceiro!
NÓS VENDEMOS O SEU PRODUTO!

Prazer! Somos GiOrigin!

Atualizado: 15 de jul. de 2020

Se está lendo esse artigo é porque algo em nós ou na temática do reconhecimento de origem lhe despertou atenção e curiosidade.

Defesa de Dissertação de Mestrado de Ivan Bezerra no PROFNIT Uesc

Então, muito prazer! Sou Ivan Bezerra, jornalista formado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e mestre em Propriedade Intelectual, Inovação e Transferência de Tecnologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - PROFNIT/UESC. Estou buscando colocar em prática algumas ideias surgidas à época do mestrado quando me aprofundei na busca por conhecimentos ligados às Indicações Geográficas - IGs, Propriedade Intelectual de valor muitas vezes imensurável.


Essas ideias já estão dando bons frutos. O primeiro foi reunir uma equipe muito competente de profissionais das áreas agrícola, administração de empresas, publicidade e propaganda e propriedade intelectual. Uma turma comprometida com a realização de um objetivo: fomentar o que temos de melhor, encravado em cada cantinho desse nosso Brasil.


Produzimos muitas riquezas, e as melhores são carregadas de sensações únicas, próprias de cada lugar onde nossos tesouros são criados. Apesar de extremamente afetiva, essa característica sensorial é essencial para o reconhecimento legal das Indicações Geográficas, a materialização da relevância de determinada região na relação com o que se produz naquele lugar.


E temos tantas outras regiões com tantos produtos especiais que são só daquela terra, só daquele lugar de gente que preserva a sua cultura, a sua história, o seu modo de trabalho... Cada uma delas também com potencial suficiente para a conquista do tão sonhado selo de IG. Mas quem já trilhou esse caminho conhece as dificuldades do processo, recompensado com o prazer e o valor do reconhecimento.


Apesar de todas dificuldades, quem está em uma IG ou em regiões de origem de produtos tradicionais alimenta, dia após dia, com muito esforço e trabalho duro, o sonho de levar ao mundo aquilo que de melhor consegue extrair do seu lugar.


A teoria científica tem demonstrado a importância do reconhecimento das IGs e das produções tradicionais, muitas delas familiares, para as economias locais e nacional e para o desenvolvimento e fortalecimento sócio-cultural-histórico das mais distintas comunidades espalhadas por esse nosso país de dimensões continentais.


Daí surge a nossa ideia: ajudar a fomentar, desenvolver, profissionalizar e ampliar todo esse potencial. De que forma? Oferecendo uma rede de informação e serviços capaz de tornar conhecida e acessível toda a nossa produção tradicional, ligada a regiões com reconhecimento de origem e selo de IG, em processo de reconhecimento ou mesmo aquelas que possuam reconhecida tradição, ainda que não formalizada.


Ou seja, se há um produto especial, com qualidade e tradição, encontrado em lugar de aconchego, feito de maneira única, e que carregue em si a história, a cultura e as sensações do seu lugar de origem, este produto tem potencial de romper fronteiras e ganhar o mundo. Estamos aqui para ajudar a trilhar esses caminhos.


Vamos caminhar juntos?!


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page