Ivan Bezerra

25 de mar de 20212 min

O melhor espumante do mundo é brasileiro

Sabe quando uma coisa leva à outra, que leva à outra e à outra. Então, imagine um motivo muito bom que mereça a melhor comemoração, que requer um animado brinde com taças cheias do melhor espumante do mundo..., o brasileiro, evidentemente!

Brinde. Imagem divulgação Winepedia.

Se achou a escolha do vinho equivocada, seu conceito vai mudar ao conhecer o 130 Blanc de Blanc, o melhor espumante do mundo, produzido pela vinícola Casa Valduga, uma das que possuem rótulos de vinhos com Denominação de Origem (DO) Vale dos Vinhedos.

O 130 Blanc de Blanc fez história em 2020 quando conquistou o prêmio máximo na 26ª edição do famoso concurso Vinalies Internationales, realizado em Paris, na França. Ao todo, foram avaliadas mais de 3.500 amostras de vinhos e espumantes do mundo.

Na terra do Champagne - a Indicação Geográfica mais famosa e com um dos produtos mais cobiçados do mundo - foi o Casa Valduga Espumante 130 Blanc de Blanc que levou o Troféu Vinalies, uma importante conquista para o Brasil e uma ótima vitrine para os produtos da região do Vale dos Vinhedos - RS.

O diretor de Marketing e Comercial do Grupo Famiglia Valduga, Eduardo Valduga, destacou, à época, a importância do título para o país e o destaque para a região por seu terroir e pela qualidade de suas videiras.

- Levar o vinho brasileiro mundo afora, e ser reconhecido por isso, aumenta a competitividade do mercado, elevando assim o nível do produto nacional. Isto une o setor e faz com que todos cresçamos juntos.

O 130 Blanc de Blanc

Rótulo 130 Blanc de Blanc. Imagem divulgação Casa Valduga

Criada em 2005, em homenagem aos 130 anos da imigração italiana no Brasil, a linha 130 é icônica para a marca Casa Valduga, e conta com rótulos premiados nacional e internacionalmente.

Elaborado exclusivamente com uvas Chardonnay de safras especiais, a produção do vinho acontece pelo método champenoise, um processo rico no qual o vinho passa por duas fermentações. A primeira delas ocorre em um tanque. Depois disso, o “vinho base”, resultado desta primeira fermentação, é engarrafado e passa então por uma segunda fermentação. Período em que o vinho inicia a formação de bolhas de gás carbônico, conhecidas como o perlage do espumante.

A autólise de leveduras ocorre por 36 meses. É quando as células das leveduras, em contato com o vinho, alteram seus aromas e sabores e passam complexidade ao produto. Encantador, possui coloração amarelo palha e um fino perlage. O bouquet revela grande intensidade e elegância, com perfeita harmonia entre as notas frutadas e as finas nuances amanteigadas e de brioche. A delicadeza da casta chardonnay o transforma em um espumante único, com excelente cremosidade e frescor.

Outras premiações

O 130 Blanc de Blanc também foi premiado com medalha de ouro no 21º Concurso Internacional de Vinhos VinAgora, em Szekszárd (Hungria) e no concurso Citadelles du Vin 2020, em Bourg (Bordéus-França).

    420
    1