top of page
funto-site-leo-escuro-3.png

seja nosso parceiro!
NÓS VENDEMOS O SEU PRODUTO!

Café das Montanhas do ES é a mais nova Denominação de Origem do Brasil

O Brasil chega a sua 78ª Indicação Geográfica (IG) com o registro da espécie Denominação de Origem (DO) concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para o café da região das Montanhas do Espírito Santo, requerido pela Associação de Produtores de Cafés Especiais das Montanhas do Espírito Santo - Acemes.

Denominação de Origem Café das Montanhas do Espírito Santo - Foto: Leandro Fidelis
Foto: Leandro Fidelis

Composto pelos municípios de Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante, a DO Montanhas do ES se destaca pelo terroir que imprime uma qualidade excelente e características ímpares para o café da região.


O processo de estruturação de uma DO demanda vários documentos técnicos/científicos, projetos e estudos que comprovem a vinculação do produto daquele território específico ao meio geográfico bem como a influência dos saberes e da cultura da região sobre o produto final. superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Entre os diversos benefícios da formalização do registro, além da valorização do produto e da região, há a promoção junto ao mercado internacional. Essa conquista é muito importante e benéfica não só para os produtores dos cafés, como também para todos os moradores da região, pois alavanca o agroturismo, turismo de negócios e de experiência, movimentando a economia local, afirma Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES.

Fonte: INPI | Agência Sebrae de Notícias – ES

26 visualizações0 comentário
bottom of page