A região cacaueira da Bahia, ao longo das últimas décadas vêm passando por inúmeras transformações, a partir dos impactos econômicos e sociais de diversos eventos que modificaram a cadeia produtiva do cacau. Atualmente a região conta com um significativo número de assentamentos e agricultores familiares que seguem tendo como sua principal fonte de renda a lavoura cacaueira.
As experiências com o cacau orgânico de qualidade apontam para um caminho próspero, com manejo agroecológico de baixo custo somado a agregação de valor por meio das amêndoas de qualidade certificadas. Para tal, diversos atores tem se mobilizado na construção desse processo, desde as associações dos assentamentos e comunidades, bem como instituições que trabalham com certificação orgânica, cacau de qualidade e assistência técnica.
Nesse sentido, é notória a necessidade de uma organização da comercialização com envergadura capaz de abarcar o crescimento que está em curso. As experiências exitosas em outras regiões com as cooperativas de produção e comercialização inspiraram a criação desse seminário que vai trazer para os agricultores e agricultoras de Ibirapitanga e região um fio condutor desde o acúmulo da organização comunitária, passando pelo manejo do cacau, até apresentar caminhos para o cooperativismo.
A GiOrigin apoia esta iniciativa!
Descrição do evento
SEMINÁRIO CACAU ORGÂNICO DE QUALIDADE E CAMINHOS PARA O COOPERATIVISMO - 02 e 03 de Dezembro de 2022
Público Alvo - Agricultores/as e estudantes
Local: AUDITÓRIO DA CÂMARA DE VEREADORES DE IBIRAPITANGA - BA
PROGRAMAÇÃO
02/12 - Sexta-feira
8h00 – CREDENCIAMENTO e CAFÉ DA MANHÃ
8h30 - Mística de abertura : Sem-terrinha e Mulheres do Território
9h00 - Mesa de Abertura - Prefeitura de Ibirapitanga, Rede Povos, Tâboa Fortalecimento Comunitário e Movimento CETA.
9h15 - Apresentação da Lei de Agroecologia do Município de Ibirapitanga - BA - Luciano Ferreira - Secretaria de Agricultura
9h30 – CASO DE SUCESSO DE CACAU ORGÂNICO E AGROECOLÓGICO - Movimento CETA - Clodoaldo Oliveira Assentamento Dois Riachões - Teresa Santiago Cacau de Qualidade - Rubens Dário (Finalista do IV Concurso Nacional de Cacau de Qualidade) Filme: Cacau e Liberdade
11h00 - Agregação de valor, comercialização e sensorial - Cacau de Qualidade CIC e IG - Cristiano Santana.
11h30 - Evolução dos Critérios de Avaliação de Qualidade do Cacau a partir de 2023 - Dengo Chocolates
ALMOÇO DAS 12H ÀS 13H30
13h30 – 15h00 - COOPERATIVISMO com Jedielcio Oliveira da CEPOTX Experiência das cooperativas de Cacau Orgânico do Pará - Histórico, comercialização, avanços e desafios.
03/12 - Sábado
8h00 - Introdução ao Manejo Orgânico/Agroecológico do Cacau Bate bola entre Agricultores/as e Técnicos
10h00 às 10h30 - Coffe Break Agroecológico
10h30 - Mesa Redonda sobre a replicação da experiência do cacau orgânico de qualidade no território: - Projeto Socioprodutivo de Inclusão no Bioma Mata Atlântica - SETRE/FUNTRAD - Teresa Santiago e Francisco Dias. - Assentamento Dandara – Adevandro e Dona Del (Acúmulo do histórico do assentamento, quintais produtivos, agroecologia e beneficiamento). - CRA: Crédito para agricultura familiar - Márcio Gabriel Chaves - Tabôa Fortalecimento Comunitário. - Experiência de aplicação do crédito - Assentamento São João
12H00 - ENCERRAMENTO
Realização:
Movimento CETA
Prefeitura de Ibirapitanga
e as organizações correalizadoras da Muká Plataforma Agroecológica: Rede de Agroecologia Povos da Mata e Tabôa Fortalecimento Comunitário.
As inscrições são gratuitas.
Commentaires