top of page
funto-site-leo-escuro-3.png

seja nosso parceiro!
NÓS VENDEMOS O SEU PRODUTO!

Viva o Dia Mundial do Queijo!

Saudável, delicioso e prático. Poucos alimentos conseguem reunir tantas qualidades. No dia 20 de Janeiro é comemorado o Dia Mundial do Queijo. A data foi criada para celebrar este alimento milenar.


Origem


O queijo existe há pelo menos seis mil anos e sua origem é uma incógnita. Há uma lenda de que o primeiro queijo teria sido obtido acidentalmente. Um mercador árabe, após sair para cavalgar sob sol forte em uma região montanhosa, percebeu que o leite de cabra que levara em um cantil para matar a sede havia se separado em duas partes: uma líquida e esbranquiçada (o soro) e outra porção sólida (o queijo).


Naquelas condições, o que provavelmente aconteceu é que no cantil, feito com o estômago de carneiro, ainda continha coalho. Com o balanço da cavalgada e o calor escaldante do sol, a reação química de coagulação do leite aconteceu e o queijo teria sido criado.


Este, inclusive, é basicamente o mesmo princípio do processo de fabricação do queijo até hoje, feito por meio da coagulação do leite pela ação do composto enzimático extraído de do estômago dos bovinos.


Benefícios


Os queijos oferecem diversos benefícios à saúde. São ricos em proteínas, cálcio, vitaminas, como A, B2 e B12, e minerais, como o zinco e o selênio.


As Indicações Geográficas brasileiras do Queijo

O Brasil possui quatro Indicações Geográficas de queijo, sendo três Indicações de Procedência, Canastra, Colônia Witmarsum e Serro, e uma Denominação de Origem, Campos de Cima da Serra.

Conheça os selos dessas Indicações Geográficas:


bottom of page