top of page
funto-site-leo-escuro-3.png

seja nosso parceiro!
NÓS VENDEMOS O SEU PRODUTO!

  • Foto do escritorGiOrigin

GiOrigin promove 'live' sobre o biscoito de Vitória da Conquista - BA

Atualizado: 20 de fev. de 2021

De tão especial, o biscoito tem um dia só para ele: 20 de Julho. E nesse dia nacional do Biscoito, a GiOrigin irá promover uma discussão importante sobre a tradição e as perspectivas da cadeira produtiva do biscoito em Vitória da Conquista, na Bahia.


Com o tema "Tradição e futuro da cadeia produtiva do biscoito de Vitória da Conquista", a conversa proposta levará ao público um pouco mais de conhecimento sobre essas delícias que são referência importante do principal município do Sudoeste baiano.
Live - Biscoitos de Vitória da Conquista.

São convidados para o debate, em ordem alfabética, o professor da UFBA, Alcides Caldas, o consultor do Sebrae, Bruno Cruz, a recém-formada mestra em Propriedade Intelectual, Inovação e Transferência de Tecnologia, Marta Oliveira, e o produtor de biscoitos da região, Wagner Vieira. A condução do debate será feita pelo jornalista da GiOrigin, Ivan Bezerra.


Vitória da Conquista busca, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a concessão do selo de Indicação Geográfica para o biscoito produzido na região. Com o signo, os produtores deste território tradicional esperam se tornar referência nacional em biscoito caseiro, sobretudo aquele feito com a fécula da mandioca, também conhecida como polvilho ou goma.


A GiOrigin acredita na valoração de produtos especiais para o fortalecimento de cadeias produtivas e desenvolvimento dos territórios originários. A transmissão do debate acontece na segunda-feira, 20 de julho de 2020, às 16h, no canal oficial da GiOrigin no Youtube. Acesse neste link: https://youtu.be/y4_CE6h9plk. Participe!

 

Saiba mais!

Biscoitos de goma, polvilho.

Celebrado em 20 de julho, o Dia Nacional do Biscoito nos faz lembrar do quão afetiva é nossa memória em relação a esse alimento simples, normalmente feito à base de farinha, água, sal ou açúcar.


Doce, salgado, recheado ou não, suave ou bem crocante. Não importa o tipo, o biscoito faz parte da nossa infância e nos acompanha por toda vida, no lanche rápido ou complementando nosso café da manhã. No mercado brasileiro, são cerca de 200 tipos de biscoitos.


Não há definição científica sobre a origem do biscoito, mas há indícios de que os homens primitivos já esmagavam grãos e os misturavam à água. Algo mais parecido com os biscoitos atuais já era preparado no Antigo Egito e na Pérsia.

Etimologia 
A palavra biscoito tem origem no latim: "bis", duas, e "coctus", cozido, ou "cozido duas vezes", uma alusão ao processo de fabricação. O vocábulo passou para a língua portuguesa pelo francês, "bescuit". 
Biscoito doce de Polvilho ou Goma.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page